Conheça as Belezas do Ceará: Fortaleza, Jericoacoara, Beach Park

Neste exato momento em que você está começando a ler esta matéria, pare imediatamente!

Agora, feche seus olhos e se imagine deitado em uma rede no mar; mas não é qualquer mar; esse é um mar de água quentinha. O sol brilha e, na sua mão, um drinque geladinho ou um suco de uma fruta exótica.

Praia em Fortaleza com mar azul

Gostou da idéia? Você está convidado a conhecer o Ceará, um lugar fantástico onde o sol brilha quase que o ano todo. Antes de você embarcar, que tal ficar logo por dentro do que o espera?

Praias de Fortaleza

Fortaleza é famosa por ter praias bonitas. Nos primeiros dias de viagem, é bom tirar um tempo para conhecer a capital cearense. A cidade tem uma das orlas mais bonitas do Brasil e conta com praias de tirar o fôlego.

Umas praias mais  famosas de Fortaleza é a Praia de Iracema. Sim, essa praia ganhou nome por conta da obra literária de José de Alencar. A índia dos lábios de mel tem, inclusive, uma estátua lá.

Uma outra praia que merece destaque é a Praia do Meireles. Com um mar verdinho esse é um local perfeito para quem quer relaxar. A Praia do Futuro também vale uma visita; ela é famosa por suas mega barracas que oferecem toda a infraestrutura possível ao turista.

Restaurantes em Fortaleza

Depois de visitar as praias, é a vez de explorar os sabores. A gastronomia em Fortaleza também merece registro. Pratos como o baião de dois, carne de sol e outros clássicos da culinária nordestina são indispensáveis. Fortaleza conta com uma ampla rede de restaurantes para todos os gostos e bolsos. Os pratos típicos são verdadeiros presentes para quem gosta de ser surpreendido por sabores diferentes.

O que fazer em Fortaleza

Preparamos um roteiro de lugares que você deve conhecer durante a sua estadia. A organização dos dias e do tempo em cada atração fica por sua conta, mas que tal umas sugestões?

Fortaleza a pé

O museu da Fortaleza Nossa Senhora da Assunção foi a primeira grande construção da cidade. É um museu ao ar livre, por isso, vale a pena chegar cedo.

Andando um pouco, chega-se ao Passeio Público. O local foi revitalizado em 2007 e, agora, é um dos points preferidos do cearense para lazer. Ainda a pé, indo pelo Passeio Público, você chega à Catedral Metropolitana de Fortaleza. Essa é uma das igrejas mais lindas do país. Seu estilo vai do clássico, gótico ao ultrarromântico.

Você já leu sobre Iracema neste texto, certo? Então, que tal conhecer o teatro que leva o nome do autor da obra? O Theatro José de Alencar foi o primeiro teatro de grandes proporções de Fortaleza. O nome é em homenagem ao escritor cearense que cantou em prosa e verso as belezas do estado.

A Ponte dos Ingleses fica perto, mas, se você já está cansado, é bom pegar um táxi. A construção foi feita para receber antigas embarcações de comércio.

Uma das grandes pedidas é assistir a um belo pôr-do-sol romântico. Como num quadro mágico, o céu vai mudando de cor e, para melhorar, corre uma brisa do mar que deixa tudo ainda melhor. Já pensou em um pedido de casamento num lugar assim?

O Beach Park

Quem vai à Fortaleza não pode deixar de ir ao Beach Park. O lugar é um complexo turístico que fica em Aquiraz, a 40 minutos de Fortaleza. É o maior parque aquático da América Latina e tem quase 20.000 metros quadrados! São dezenas de atrações para receber nada menos do que 1,8 milhão de turistas por ano.

Não é à toa que o Beach Park foi considerado o segundo melhor parque aquático do mundo. Existem brinquedos para todas as idades. Para as crianças menores, o parque conta com um serviço de recreação. A Arca de Noé é um brinquedo que a criançada adora! Nele pode-se passear na água por várias instalações como cascatas, rampas, jatos de água.

Se você curte uma parada mais radical, o Insano é o seu número, quer ver? Um tobogã de 41 metros de altura proporciona praticamente uma queda livre a nada menos do que 105km/h. Para você ter uma ideia, os 41 metros são percorridos em menos de cinco segundos.

O Calafrio é um brinquedo radical perfeito para quem quer ter fortes emoções, mas em dupla. Numa boia para duas pessoas, os corajosos descem uma rampa a quase 90° e caem direto numa piscina. Se é da surpresa que você gosta, o Vaikuntudo é demais! Um tobogã a 25 metros de altura com partes fechadas. Dentro do túnel, o visitante não tem noção para qual lado será a próxima curva e a intensidade dela.

Como se os brinquedos não bastassem, o Beach Park fica na Praia do Porto das Dunas. São quilômetros de céu azul contrastando com um mar verde e morno. Não dá vontade de sair da praia.

Praia e gastronomia

E se você soubesse que, além da praia ser maravilhosa, a culinária é espetacular? A verdadeira gastronomia nordestina e praieira casa perfeitamente com uma paisagem incrível. Comer frutos do mar é obrigação de quem visita o Ceará, mas, em especial, o Beach Park.

O restaurante Praia já ganhou por vários anos seguidos o prêmio de “melhor caranguejo” e também “melhor barraca de praia”. Já pensou ficar na melhor barraca, degustando “o melhor caranguejo” e tomando uma cerveja gelada ou uma água de coco? Quem não gosta de frutos do mar pode pedir o baião de dois, um prato feito com feijão verde, arroz e queijo coalho. É para comer rezando; rezando e agradecendo.

Comer frutos do mar no Ceará

Conheça e descubra o que fazer em Jericoacoara

Um mar azul, por vezes, verde; uma natureza rústica. Bem-vindo a Jericoacoara! O Parque Nacional de Jericoacoara fica nas cidades de  Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim, no litoral oeste do estado do Ceará, no Brasil. Possui uma área de 8.850 hectares. Jeri, para os íntimos (ou para os que querem ser), fica a cerca de quatro horas de Fortaleza. O lugar é tranquilo e tem uma aura mística. Muito dessa aura se deve a uma certa pedra vazada.

Pedra Furada

A Pedra Furada é uma das paradas obrigatórias do local. Trata-se de uma formação rochosa de forma curiosa.

A pedra é arco esculpido pelas altas ondas do mar e símbolo da Praia de Jericoacoara. Ela fica a meia hora a pé da praia de Jericoacoara. Na maré baixa, pode se ir caminhando pela praia. Dá para ver vários aquários naturais com peixes coloridos. Na maré cheia, a trilha do Serrote é a opção. Ela é mais rápida, menos cansativa, mas não tem o mesmo charme que andar na areia.

O pôr do sol mais bonito do Brasil

Ao lado da Vila de Jericoacoara está a Duna do Pôr-do-sol. Esta é uma das dunas mais altas do Ceará; tem cerca de 30 metros de altura. É um dos pontos mais charmosos da viagem.

No final do dia, dezenas de turistas sobem a duna para se deleitarem com um dos pouquíssimos lugares do Brasil onde o sol se põe na água. Agora, imagine a si mesmo vendo um show com céu- azul rasgado em laranja, duna branquinha e um mar de esmeralda. Este é considerado o pôr-do-sol mais bonito do Brasil.

Lagoa de Jijoca

Delicie-se nas redes da Lagoa de Jijoca em Jericoacoara

Agora, se essa vida dura de ver pôr-do-sol mais lindo que o outro já cansou você, vamos à Lagoa de Jijoca? Você não vai se arrepender. Esta lagoa é formada pelo barramento de dois córregos: O Córrego Mourão e o Córrego Paraguai.  

A Lagoa de Jijoca tem dois trechos diferentes conhecidos com Lagoa Azul e Lagoa Paraíso. Dois nomes sugestivos que até lembram produções de Hollywood da década de 80. Mas não é para menos!

A Lagoa Azul tem um areia branquinha e bancos de madeira na água que servem para quem está a fim de pular de trampolim. É uma lagoa enorme e a paisagem colorida nada deixa a dever ao Caribe.

A Lagoa Paraíso é muito procurada pelos praticantes de kitesurf. Entre julho e janeiro, é a época dos ventos alísios; são ventos fortes e constantes, que não mudam de direção: um sonho para qualquer velejador. A Lagoa Paraíso também conta com ótimas pousadas e bons restaurantes. Se você quer conforto, este é o lugar.

Noite em Jeri

A noite em Jeri tem várias opções. As poucas luzes elétricas tornam o clima aconchegante. Os muitos restaurantes costumam ter música ao vivo e muita gente levanta para dançar. Para os namorados, a atmosfera de chamego do ar faz reacender qualquer chama outrora apagada.

Na rua principal, ficam várias barraquinhas de bebida. Os drinques com frutas da região são todos gostosos e diferentes. Vale a experiência de tomá-los. Para quem quer uma balada, o Planeta Jeri é o point. No famoso bar, sempre tem uma banda que toca todos os ritmos: sertanejo, samba, forró e até funk.

Qual graça teria ir a Jeri sem curtir um autêntico forró pé de serra? O bar Dona Amélia tem fama de tocar o supra sumo do forró e de só servir comida boa. Vale conferir!

Camocim e suas belezas

A 40 minutos de carro de Jericoacoara está Camocim. Lá, uma pequena aldeia de pescadores chamada Tatajuba foi encoberta pela ação do vento nas dunas. O povoado foi reconstruído na outra margem do rio e ganhou o nome de Nova Tatajuba.

O local é de uma beleza ímpar. A Praia de Mangue Seco tem um mar calmo que parece que tem preguiça de fazer onda. É aquele tipo de lugar que dá vontade de estender a canga na areia e não sair tão cedo, sabe?

Para quem não quer ficar largado na areia curtindo um “dolce far niente” (o doce não fazer nada), uma boa pedida é alugar uma das pranchas de madeira com os moradores do local e descer por nada menos do que 60 metros de areia.

O banho na Lagoa Torta é imperdível. A mudança constante da paisagem é uma das razões que fazem Nova Tatajuba ser especial. Conforme o vento vai soprando, as areias se movem; é o vento o grande artista de Nova Tatajuba.

Praia de Canoa Quebrada

Canoa Quebrada também merece registro. Andando pelo labirinto de falésias, parece que estamos em Marte, no Planeta Vermelho, mas, de repente, somos surpreendidos por um mar turquesa.

A duas horas de carro de Fortaleza, a natureza fez lindas falésias e as dunas da Costa do Sol Nascente. Lá, as muitas praias fazem a alegria dos turistas, sendo que Canoa Quebrada é a mais famosa delas. Quixabá, Lagoa do Mato e Majorlândia são praias pouco conhecidas do grande público. Próximo dali, em Beberibe, Morro Branco com suas falésias vem ganhando mais atenção dos turistas a cada ano.

O Ceará é um paraíso e a Urbi et Orbi leva você até lá. Você pode montar um pacote personalizado, sabia? É só nos falar aqui para onde você quer ir no Monte sua Viagem.

Nós temos uma maneira de fazer essa viagem caber no seu bolso. O que você está esperando para conhecer o Ceará? Vai com a gente!

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado.