Uma cidade pequena, tranquila, de ruas arborizadas e excelente infraestrutura. Assim é a capital do Sergipe, Aracaju. Mesmo sem praias famosas, em seu litoral de 35 km não faltam passeios para quem visitar a cidade.
É neste extenso litoral que fica a Orla do Atalaia com restaurantes, parquinhos, pista de patins, fontes e lagos. Quem aproveitar a cidade fazendo passeios nos rios, pode chegar às belas ilhas de Crôa do Goré e dos Namorados.
Em Aracaju, também percebemos as características de quem sabe dar boas festas. Lá, uma das festas juninas mais conhecidas do Brasil, o Forró Caju, presenteia o centro da cidade com enfeites temáticos todo ano, sempre na segunda quinzena de junho.
A culinária é uma atração à parte. Baseada na mistura de frutos do mar com receitas típicas do sertão nordestino, o caranguejo é o prato principal, acompanhado de cerveja, saboreado sem correria, preparado por diversos estabelecimentos.
A mangaba, fruta típica de Aracaju, pode ser apreciada como sobremesa ou também acompanhamento em sucos, sorvetes, doces e geleias.

Se você quiser absorver a cultura e a história que permeiam a região, não perca o centro histórico de Aracaju. Lá você encontra casarões antigos, museus e monumentos, além de observar a agitação do comércio da área.
Porém, se quiser conhecer uma das principais atrações de Sergipe, o Cânion do Xingó, escolha uma data entre maio e junho, quando o volume maior de chuvas deixa a paisagem ainda mais bonita.
Tão bom quanto os passeios, a orla, as festas e a gastronomia é saber que o clima em Aracaju é sempre favorável para visitar em qualquer época do ano. Mesmo nos períodos de alta temporada, você não encontrará pacotes com preços altos!
#1 Atalaia: a orla mais bonita do Brasil e a praia mais visitada da cidade
A Praia de Atalaia é a mais frequentada da cidade, mas, por ser bastante extensa, raramente fica lotada. Sua orla, considerada a mais bonita do Brasil, é uma atração excepcional, com várias opções de atividades. Talvez você nem pense em entrar no mar. 🙃

O trecho conhecido como “Passarela do Caranguejo” é cheio de bares, restaurantes e responsável por grande parte da vida noturna da cidade. As belas passarelas de madeira, protegidas pelas sombras dos coqueiros, levam do calçadão até os quiosques perto da água.
Mas não é só a gastronomia que domina a Orla de Atalaia. As opções para a prática de esportes são tantas que fica difícil escolher entre quadras poliesportivas, pistas de skate e patins, campos de futebol, kartódromo e até lagos artificiais para windsurf.
Se já não fosse o bastante, há também áreas infantis, com parquinhos e brinquedos, e o Oceanário de Aracaju, mantido pelo Projeto Tamar.
#2 Um centro histórico repleto de artesanato e cultura
Um ótimo passeio na capital sergipana é o Mercado Municipal. Lá você encontra produtos típicos, como farinha de tapioca, rapadura e queijos, mas o foco mesmo é o artesanato. Objetos de palha e cerâmica, redes, bordados e rendas estão em oferta ao lado de bares e restaurantes onde são servidas refeições fartas e típicas.
Se você gosta de artesanato, passe pelo Centro de Cultura e Arte de Aracaju, localizado em um prédio histórico que já foi a primeira alfândega da região, e hoje, recebe exposições de artistas locais, apresentações e feiras culturais. Aproveite para ver peças do artesanato típico do estado, como cerâmica e esculturas, e comprar lembrancinhas nas lojas.
Para mergulhar na cultura local, a visita ao Museu da Gente Sergipana é imprescindível. Abrigado em um casarão de 1926, que foi originalmente um colégio, ele mantém uma exposição interativa, com base em muita tecnologia nas instalações “Nossos Trajes”, “Seu Repente” e “Nossos Pratos”, que testa seus conhecimentos sobre a culinária da região.
Ainda no centro histórico, conheça a feira de artesanato do Parque Teófilo Dantas, a Ponte do Imperador, construída em 1859 para uma visita de Dom Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina, e a Casa de Cultura de Aracaju.
#3 Garantia de ótimos passeios pelos arredores
O entorno de Aracaju também vale a visita. A 80 km da Orla de Atalaia, está a praia de Pirambu, onde ocorre a tão esperada desova de tartarugas e local de instalação da primeira sede do Projeto Tamar no país. Apesar de extensa e com áreas desertas, a praia conta com restaurantes e pousadas. Além do mar, a diversão se estende para a Lagoa Redonda, as trilhas na natureza e as dunas.
Lá também está a Reserva Ecológica Santa Isabel, criada para a proteção dos ecossistemas do locais, com dunas fixas e móveis, lagoas temporárias e permanentes e manguezais. Fique pelo menos um dia por lá para aproveitar os passeios, as praias, a comida e o pôr do sol.
Já em São Cristóvão, você conhece a arquitetura colonial dessa que foi a primeira capital de Sergipe. A Praça São Francisco ganhou o título de Patrimônio da Humanidade da Unesco e abriga o Museu de Arte Sacra, o Convento e a Igreja de São Francisco, que guardam mais de 500 peças datando desde o século XVII.
Visite também a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, o Mosteiro de São Bento, a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Vitórias e o Convento da Ordem Terceira do Carmo, para conhecer melhor o passado dessa que é a quarta cidade mais antiga do Brasil. E não deixe de provar os tradicionais biscoitos bricelets, de massa leve e sabor de laranja, feitos pelas religiosas da Congregação Irmãs Missionárias Lar Imaculada Conceição.
Finalize o seu passeio pelos arredores de Aracaju explorando Mangue Seco de buggy, no vizinho estado da Bahia. A praia, que ficou famosa na novela “Tieta”, é a última da Bahia antes da divisa com Sergipe e está a 65 km de Aracaju. Ela conta com um povoado pequenininho, de cerca de 200 habitantes, e ruas de areia; então, você pode imaginar a tranquilidade que oferece aos turistas!
Continue no buggy para para conhecer a região, principalmente suas duas atrações mais famosas: a dupla de coqueiros Romeu e Julieta e a duna mais alta do povoado, conhecida como Morro do Caju. Veja também o rio Real, que tem água salgada do mar e é explorado em barcos pequenos. E, claro, tome um bom banho de mar nas areias tranquilas de Mangue Seco.
De passeios culturais, praias, esportes e comidas deliciosas, Aracaju tem o pacote perfeito para momentos memoráveis. Imagine explorar cada uma das incríveis atrações da cidade e dos arredores e voltar com diversas experiências para contar?
Faça as malas, escolha sua época preferida para viajar e não perca mais tempo: Aracaju espera por você!