Três motivos para visitar Aracaju, capital da orla mais bonita do Brasil

Três motivos para visitar Aracaju, capital da orla mais bonita do Brasil

Uma cidade pequena, tranquila, de ruas arborizadas e excelente infraestrutura. Assim é a capital do Sergipe, Aracaju. Mesmo sem praias famosas, em seu litoral de 35 km não faltam passeios para quem visitar a cidade.

É neste extenso litoral que fica a Orla do Atalaia com restaurantes, parquinhos, pista de patins, fontes e lagos. Quem aproveitar a cidade fazendo passeios nos rios, pode chegar às belas ilhas de Crôa do Goré e dos Namorados.

Em Aracaju, também percebemos as características de quem sabe dar boas festas. Lá, uma das festas juninas mais conhecidas do Brasil, o Forró Caju, presenteia o centro da cidade com enfeites temáticos todo ano, sempre na segunda quinzena de junho.

A culinária é uma atração à parte. Baseada na mistura de frutos do mar com receitas típicas do sertão nordestino, o caranguejo é o prato principal, acompanhado de cerveja, saboreado sem correria, preparado por diversos estabelecimentos.

A mangaba, fruta típica de Aracaju, pode ser apreciada como sobremesa ou também acompanhamento em sucos, sorvetes, doces e geleias.

Caranguejo: prato principal da culinária sergipana em Aracaju | Foto: Pinterest

Se você quiser absorver a cultura e a história que permeiam a região, não perca o centro histórico de Aracaju. Lá você encontra casarões antigos, museus e monumentos, além de observar a agitação do comércio da área.

Porém, se quiser conhecer uma das principais atrações de Sergipe, o Cânion do Xingó, escolha uma data entre maio e junho, quando o volume maior de chuvas deixa a paisagem ainda mais bonita.

Tão bom quanto os passeios, a orla, as festas e a gastronomia é saber que o clima em Aracaju é sempre favorável para visitar em qualquer época do ano. Mesmo nos períodos de alta temporada, você não encontrará pacotes com preços altos!

 

#1 Atalaia: a orla mais bonita do Brasil e a praia mais visitada da cidade

A Praia de Atalaia é a mais frequentada da cidade, mas, por ser bastante extensa, raramente fica lotada. Sua orla, considerada a mais bonita do Brasil, é uma atração excepcional, com várias opções de atividades. Talvez você nem pense em entrar no mar. 🙃

Atalaia: a orla mais bonita do Brasil e a praia mais visitada da cidade
A Orla do Atalaia tem a praia mais visitada da capital sergipana


O trecho conhecido como “Passarela do Caranguejo” é cheio de bares, restaurantes e responsável por grande parte da vida noturna da cidade. As belas passarelas de madeira, protegidas pelas sombras dos coqueiros, levam do calçadão até os quiosques perto da água.

Mas não é só a gastronomia que domina a Orla de Atalaia. As opções para a prática de esportes são tantas que fica difícil escolher entre quadras poliesportivas, pistas de skate e patins, campos de futebol, kartódromo e até lagos artificiais para windsurf.

Se já não fosse o bastante, há também áreas infantis, com parquinhos e brinquedos, e o Oceanário de Aracaju, mantido pelo Projeto Tamar.

 

#2 Um centro histórico repleto de artesanato e cultura

Um ótimo passeio na capital sergipana é o Mercado Municipal. Lá você encontra produtos típicos, como farinha de tapioca, rapadura e queijos, mas o foco mesmo é o artesanato. Objetos de palha e cerâmica, redes, bordados e rendas estão em oferta ao lado de bares e restaurantes onde são servidas refeições fartas e típicas.

Se você gosta de artesanato, passe pelo Centro de Cultura e Arte de Aracaju, localizado em um prédio histórico que já foi a primeira alfândega da região, e hoje, recebe exposições de artistas locais, apresentações e feiras culturais. Aproveite para ver peças do artesanato típico do estado, como cerâmica e esculturas, e comprar lembrancinhas nas lojas.

Para mergulhar na cultura local, a visita ao Museu da Gente Sergipana é imprescindível. Abrigado em um casarão de 1926, que foi originalmente um colégio, ele mantém uma exposição interativa, com base em muita tecnologia nas instalações “Nossos Trajes”, “Seu Repente” e “Nossos Pratos”, que testa seus conhecimentos sobre a culinária da região.

Ainda no centro histórico, conheça a feira de artesanato do Parque Teófilo Dantas, a Ponte do Imperador, construída em 1859 para uma visita de Dom Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina, e a Casa de Cultura de Aracaju.

 

#3 Garantia de ótimos passeios pelos arredores

O entorno de Aracaju também vale a visita. A 80 km da Orla de Atalaia, está a praia de Pirambu, onde ocorre a tão esperada desova de tartarugas e local de instalação da primeira sede do Projeto Tamar no país. Apesar de extensa e com áreas desertas, a praia conta com restaurantes e pousadas. Além do mar, a diversão se estende para a Lagoa Redonda, as trilhas na natureza e as dunas.

Lá também está a Reserva Ecológica Santa Isabel, criada para a proteção dos ecossistemas do locais, com dunas fixas e móveis, lagoas temporárias e permanentes e manguezais. Fique pelo menos um dia por lá para aproveitar os passeios, as praias, a comida e o pôr do sol.

Já em São Cristóvão, você conhece a arquitetura colonial dessa que foi a primeira capital de Sergipe. A Praça São Francisco ganhou o título de Patrimônio da Humanidade da Unesco e abriga o Museu de Arte Sacra, o Convento e a Igreja de São Francisco, que guardam mais de 500 peças datando desde o século XVII.

Visite também a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, o Mosteiro de São Bento, a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Vitórias e o Convento da Ordem Terceira do Carmo, para conhecer melhor o passado dessa que é a quarta cidade mais antiga do Brasil. E não deixe de provar os tradicionais biscoitos bricelets, de massa leve e sabor de laranja, feitos pelas religiosas da Congregação Irmãs Missionárias Lar Imaculada Conceição.

Finalize o seu passeio pelos arredores de Aracaju explorando Mangue Seco de buggy, no vizinho estado da Bahia. A praia, que ficou famosa na novela “Tieta”, é a última da Bahia antes da divisa com Sergipe e está a 65 km de Aracaju. Ela conta com um povoado pequenininho, de cerca de 200 habitantes, e ruas de areia; então, você pode imaginar a tranquilidade que oferece aos turistas!

Continue no buggy para para conhecer a região, principalmente suas duas atrações mais famosas: a dupla de coqueiros Romeu e Julieta e a duna mais alta do povoado, conhecida como Morro do Caju. Veja também o rio Real, que tem água salgada do mar e é explorado em barcos pequenos. E, claro, tome um bom banho de mar nas areias tranquilas de Mangue Seco.

De passeios culturais, praias, esportes e comidas deliciosas, Aracaju tem o pacote perfeito para momentos memoráveis. Imagine explorar cada uma das incríveis atrações da cidade e dos arredores e voltar com diversas experiências para contar?

Faça as malas, escolha sua época preferida para viajar e não perca mais tempo: Aracaju espera por você!

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado.